Por CLAUDIA GARCIA Publicado na folha de S.paulo em 5 de junho de 1966
Os anos 50 chegaram ao fim com uma geração de jovens, filhos do chamado "baby boom", que vivia no auge da prosperidade financeira, em um clima de euforia consumista gerada nos anos do pós-guerra nos EUA. A nova década que começava já prometia grandes mudanças no comportamento, iniciada com o sucesso do rock and roll e o rebolado frenético de Elvis Presley, seu maior símbolo.
A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando. As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.
Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade "On the Road" [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da década.
Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.
Conscientes desse novo mercado consumidor e de sua voracidade, as empresas criaram produtos específicos para os jovens, que, pela primeira vez, tiveram sua própria moda, não mais derivada dos mais velhos. Aliás, a moda era não seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade, o grande desejo da juventude da época.
Algumas personalidades de características diferentes, como as atrizes Jean Seberg, Natalie Wood, Audrey Hepburn, Anouk Aimée, modelos como Twiggy, Jean Shrimpton, Veruschka ou cantoras como Joan Baez, Marianne Faithfull e Françoise Hardy, acentuavam ainda mais os efeitos de uma nova atitude.
Na moda, a grande vedete dos anos 60 foi, sem dúvida, a minissaia. A inglesa Mary Quant divide com o francês André Courrèges sua criação. Entretanto, nas palavras da própria Mary Quant: "A idéia da minissaia não é minha, nem de Courrèges. Foi a rua que a inventou". Não há dúvidas de que passou a existir, a partir de meados da década, uma grande influência da moda das ruas nos trabalhos dos estilistas. Mesmo as idéias inovadoras de Yves Saint Laurent com a criação de japonas e sahariennes [estilo safári], foram atualizações das tendências que já eram usadas nas ruas de Londres ou Paris.
O sucesso de Quant abriu caminho para outros jovens estilistas, como Ossie Clark, Jean Muir e Zandra Rhodes. Na América, Bill Blass, Anne Klein e Oscar de la Renta, entre outros, tinham seu próprio estilo, variando do psicodélico [que se inspirava em elementos da art nouveau, do oriente, do Egito antigo ou até mesmo nas viagens que as drogas proporcionavam] ou geométrico e o romântico.
Em 1965, na França, André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda, com sua coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e sua visão de futuro, em suas "moon girls", de roupas espaciais, metálicas e fluorescentes. Enquanto isso, Saint Laurent criou vestidos tubinho inspirados nos quadros neoplasticistas de Mondrian e o italiano Pucci virou mania com suas estampas psicodélicas. Paco Rabanne, em meio às suas experimentações, usou alumínio como matéria-prima.
Os tecidos apresentavam muita variedade, tanto nas estampas quanto nas fibras, com a popularização das sintéticas no mercado, além de todas as naturais, sempre muito usadas.
As mudanças no vestuário também alcançaram a lingerie, com a generalização do uso da calcinha e da meia-calça, que dava conforto e segurança, tanto para usar a minissaia, quanto para dançar o twist e o rock.
O unissex ganhou força com os jeans e as camisas sem gola. Pela primeira vez, a mulher ousava se vestir com roupas tradicionalmente masculinas, como o smoking [lançado para mulheres por Yves Saint Laurent em 1966].
A alta-costura cada vez mais perdia terreno e, entre 1966 e 1967, o número de maisons inscritas na Câmara Sindical dos costureiros parisienses caiu de 39 para 17. Consciente dessa realidade, Saint Laurent saiu na frente e inaugurou uma nova estrutura com as butiques de prêt-à-porter de luxo, que se multiplicariam pelo mundo também através das franquias.
Com isso, a confecção ganhava cada vez mais terreno e necessitava de criatividade para suprir o desejo por novidades. O importante passaria a ser o estilo e o costureiro passou a ser chamado de estilista.
Nessa época, Londres havia se tornado o centro das atenções, a viagem dos sonhos de qualquer jovem, a cidade da moda. Afinal, estavam lá, o grande fenômeno musical de todos os tempos, os Beatles, e as inglesinhas emancipadas, que circulavam pelas lojas excêntricas da Carnaby Street, que mais tarde foram para a famosa King's Road e o bairro de Chelsea, sempre com muita música e atitude jovens.
Nesse contexto, a modelo Jean Shrimpton era a personificação das chamadas "chelsea girls". Sua aparência era adolescente, sempre de minissaia, com seus cabelos longos com franja e olhos maquiados. Catherine Deneuve também encarnava o estilo das "chelsea girls", assim como sua irmã, a também atriz Françoise Dorléac. Por outro lado, Brigitte Bardot encarnava o estilo sexy, com cabelos compridos soltos rebeldes ou coque no alto da cabeça [muito imitado pelas mulheres].
Twiggy, o rosto dos 60
Entretanto, os anos 60 sempre serão lembrados pelo estilo da modelo e atriz Twiggy, muito magra, com seus cabelos curtíssimos e cílios inferiores pintados com delineador.
A maquiagem era essencial e feita especialmente para o público jovem. O foco estava nos olhos, sempre muito marcados. Os batons eram clarinhos ou mesmo brancos e os produtos preferidos deviam ser práticos e fáceis de usar. Nessa área, Mary Quant inovou ao criar novos modelos de embalagens, com caixas e estojos pretos, que vinham com lápis, pó, batom e pincel. Ela usou nomes divertidos para seus produtos, como o "Come Clean Cleanser", sempre com o logotipo de margarida, sua marca registrada.
As perucas também estavam na moda e nunca venderam tanto. Mais baratas e em diversas tonalidades e modelos, elas eram produzidas com uma nova fibra sintética, o kanekalon.
O estilo da "swinging London" culminou com a Biba, uma butique independente, frequentada por personalidades da época. Seu ar romântico retrô, aliado ao estilo camponês, florido e ingênuo de Laura Ashley, estavam em sintonia com o início do fenômeno hippie do final dos anos 60.
A moda masculina, por sua vez, foi muito influenciada, nos início da década, pelas roupas que os quatro garotos de Liverpool usavam, especialmente os paletós sem colarinho de Pierre Cardin e o cabelo de franjão. Também em Londres, surgiram os mods, de paletó cintado, gravatas largas e botinas. A silhueta era mais ajustada ao corpo e a gola rolê se tornou um clássico do guarda-roupa masculino. Muitos adotaram também a japona do pescador e até mesmo o terno de Mao.
No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na televisão e ditava moda. Wanderléa de minissaia, Roberto Carlos, de roupas coloridas e como na música, usava botinha sem meia e cabelo na testa [como os Beatles]. A palavra de ordem era "quero que vá tudo pro inferno".
Os avanços na medicina, as viagens espaciais, o Concorde que viaja em velocidade superior à do som, são exemplos de uma era de grande desenvolvimento tecnológico que transmitia uma imagem de modernidade. Essa imagem influenciou não só a moda, mas também o design e a arte que passaria a ter um aspecto mais popular e fugaz.
Trabalho de Andy Warhol, símbolo da pop art
Nesse contexto, nenhum movimento artístico causou maior impacto do que a Arte Pop. Artistas como Andy Warhol, Roy Lichetenstein e Robert Indiana usaram irreverência e ironia em seus trabalhos. Warhol usava imagens repetidas de símbolos populares da cultura norte-americana em seus quadros, como as latas de sopa Campbell, Elvis Presley e Marilyn Monroe. A Op Art [abreviatura de optical art, corrente de arte abstrata que explora fenômenos ópticos] também fez parte dessa época e estava presente em estampas de tecidos.
No ritmo de todas as mudanças dos anos 60, o cinema europeu ganhava força com a nouvelle vague do cinema francês ["Acossado", de Jean-Luc Godard, se tornaria um clássico do movimento], ao lado do neo-realismo do cinema italiano, que influenciaram o surgimento, no início da década, do cinema novo [que teve Glauber Rocha como um dos seus iniciadores] no Brasil, ao contestar as caras produções da época e destacar a importância do autor, ao contrário dos estúdios de Hollywood.
No final dos anos 60, de Londres, o reduto jovem mundial se transferiu para São Francisco (EUA), região portuária que recebia pessoas de todas as partes do mundo e também por isso, berço do movimento hippie, que pregava a paz e o amor, através do poder da flor [flower power], do negro [black power], do gay [gay power] e da liberação da mulher [women's lib]. Manifestações e palavras de ordem mobilizaram jovens em diversas partes do mundo.
A esse conjunto de manifestações que surgiram em diversos países deu-se o nome de contracultura. Uma busca por um outro tipo de vida, underground, à margem do sistema oficial. Faziam parte desse novo comportamento, cabelos longos, roupas coloridas, misticismo oriental, música e drogas.
No Brasil, o grupo "Os Mutantes", formado por Rita Lee e os irmãos Arnaldo e Sérgio Batista, seguiam o caminho da contracultura e afastavam-se da ostentação do vestuário da jovem guarda, em busca de uma viagem psicodélica.
A moda passou a ser as roupas antes reservadas às classes operárias e camponesas, como os jeans americanos, o básico da moda de rua. Nas butiques chiques, a moda étnica estava presente nos casacos afegãos, fulares indianos, túnicas floridas e uma série de acessórios da nova moda, tudo kitsch, retrô e pop.
Toda a rebeldia dos anos 60 culminaram em 1968. O movimento estudantil explodiu e tomou conta das ruas em diversas partes do mundo e contestava a sociedade, seus sistemas de ensino e a cultura em diversos aspectos, como a sexualidade, os costumes, a moral e a estética.
No Brasil, lutava-se contra a ditadura militar, contra a reforma educacional, o que iria mais tarde resultar no fechamento do Congresso e na decretação do Ato Institucional nº 5.
Talvez o que mais tenha caracterizado a juventude dos anos 60 tenha sido o desejo de se rebelar, a busca por liberdade de expressão e liberdade sexual. Nesse sentido, para as mulheres, o surgimento da pílula anticoncepcional, no início da década, foi responsável por um comportamento sexual feminino mais liberal. Porém, elas também queriam igualdade de direitos, de salários, de decisão. Até o sutiã foi queimado em praça pública, num símbolo de libertação.
Os 60 chegaram ao fim, coroados com a chegada do homem à Lua, em julho de 1969, e com um grande show de rock, o "Woodstock Music & Art Fair", em agosto do mesmo ano, que reuniu cerca de 500 mil pessoas em três dias de amor, música, sexo e drogas.
English
For CLAUDIA GARCIA Published in the leaf of S.paulo in 5 of June of 1966.
Years 50 had arrived at the end with a generation of young, children of the call " baby boom" , that it lived in the height of the financial prosperity, in a climate of generated consumista euphoria in the years of the postwar period in U.S.A. The new decade that started already promised to great changes in the behavior, initiated with the success of the rock and roll and the frantic rebolado one of Elvis Presley, its bigger symbol. The image of the young of blusão of leather, tuft and jeans, in motions or lambretas, showed a syntonized ingenuous revolt with ídolos of the cinema as James Dean and Marlon Brando. The well held young women already started to abandon twirled skirts of Dior and attacked of pants cigarette, in a premessenger of freedom. 60, above all, the aspects had years lived an explosion of youth in all. It was the time of the young, that influenced for the freedom ideas " On the Road" [heading of the book of the beatnik Jack Keurouac, of 1957] of the call generation beat, started if to oppose to the society of effective consumption. The movement, that in the 50 inmate in bars in U.S.A. lived, started to walk for the streets in years 60 and would influence new changes of young behavior, as the cultivation and the pacifism of the end of the decade. In this scene, the transformation of the fashion would go to be radical. It was the end of the only fashion, that started to have some proposals and the form of if to dress if became each on time the behavior. Conscientious of this new consuming market and its voracity, the companies had more created specific products for the young, that, for the first time, had had its proper fashion, not derived from oldest. By the way, the fashion was not to follow the fashion, what it represented a freedom signal clearly, the great desire of the youth of the time. Some personalities of different characteristics, as the actresses Jean Seberg, Natalie Wood, Audrey Hepburn, Anouk Aimée, models as Twiggy, Jean Shrimpton, Veruschka or singers as Joan Baez, Marianne Faithfull and Françoise Hardy, still more accented the effect of a new attitude. In fashion, great vedete of years 60 was, without a doubt, the minissaia. The English Mary Quant divides with the Frenchman Andres Courrèges its creation. However, in the words of the proper Mary Quant: " The idea of the minissaia is not mine, nor of Courrèges. It was the street that inventou". It does not have doubts of that it started to exist, from middle of the decade, a great influence of the fashion of the streets in the works of the estilistas. Exactly the innovative ideas of Yves Saint Laurent with the creation of japonas and sahariennes [style safári], had been updates of the trends that already were used in the streets of London or Paris. The success of Quant opened way for other young estilistas, as Ossie Clark, Jean Muir and Zandra Rhodes. In America, Bill Blass, Anne Klein and woollen Oscar Renta, among others, had its proper style, varying of the psicodélico [that nouveau was felt inspired in elements of art, of the east, old Egypt or even though in the trips that the drugs provided] or geometric and the romantic one. In 1965, in France, Andres Courrèges operated a true revolution in fashion, with its collection of clothes of lines white straight lines, minissaias, boots and its vision of future, in its " moon girls" , of space clothes, metallic and fluorescent. Meanwhile, Saint Laurent created inspired dresses tubinho in the neoplasticistas pictures of Mondrian and Pucci Italian turned craze with its psicodélicas prints. Paco Rabanne, in way to its experimentations, used aluminum as raw material. The fabrics presented much variety, as much in the prints how much in staple fibres, with the popularização of the synthetic ones in the market, beyond all natural, the always very used ones. The changes in clothes had also reached lingerie, with the generalization of the use of the panty and the stocking-pants, that gave to comfort and security, as much to use the minissaia, how much to dance twist and the rock. Unissex gained force with the jeans and the shirts without gullet. For the first time, the woman dared to be dressed with traditionally masculine clothes, as smoking [launched for women for Yves Saint Laurent in 1966]. High-it sews each time more lost land and, between 1966 and 1967, the enrolled number of maisons in the Syndical Chamber of the parisienses sewers fell of 39 for 17. Conscientious this reality, Saint Laurent left in the front and inaugurated a new structure with butiques of prêt-à-porter of luxury, that if would also multiply for the world through the surmountings. With this, the confection gained each time more land and needed creativity to supply the desire for new features. The important one would start to be the style and the sewer passed to be called estilista. At this time, London if had become the center of the attentions, the trip of the dreams of any young, the city of the fashion. After all, they were there, the great musical phenomenon of all the times, the Beatles, and inglesinhas emancipated, that they circulated for the eccentric store of the Carnaby Street, that had later been for the King' celebrity; s Road and the quarter of Chelsea, always with much young music and attitude. In this context, the model Jean Shrimpton was the personificação of the calls " chelsea girls". Its appearance was adolescent, always of minissaia, with its long hair with maquiados fringe and eyes. Catherine Deneuve also incarnated the style of " chelsea girls" , as well as its sister, also the actress Françoise Dorléac. On the other hand, Brigitte Bardot incarnated the style sexy, with long hair untied rebels or coke in high of the head [very imitated by the women]. Twiggy, the face of the 60 However, years 60 always will be remembered by the style of the model and actress Twiggy, very lean, with its hair we curtíssimos and inferior eyelashes spotted with delineator. The maquiagem was essential and done especially for the young public. The focus was in the eyes, always very marked. The lipsticks were clarinhos or exactly white and the preferred products had to be practical and easy to use. In this area, Mary Quant innovated when creating new models of packings, with black boxes and kits, that came with pencil, dust, lipstick and brush. It used names amused for its products, as " She eats Clean Cleanser" , always with logotipo of daisy, its registered mark. The wigs also were in fashion and they never venderam in such a way. Cheaper and in diverse tonalities and models, them they were produced with a new synthetic fiber, kanekalon. The style of " swinging London" it culminated with independent Biba, one butique, frequentada for personalities of the time. Its romantic air backward, ally to the style peasant, flowery and ingenuous of Laura Ashley, was in tune with the beginning of the phenomenon hippie of the end of years 60. The masculine fashion, in turn, was very influenced, in the beginning of the decade, for the clothes that the four boys of Liverpool used, especially the coats without collar of Pierre Cardin and the hair of franjão. Also in London, they had appeared mods, of cintado coat, wide and botinas neckties. The silhouette was more adjusted to the body and the gullet rolê if it became a classic of the masculine wardrobe. Many had also adopted japona of the fisherman and even though the tender one of Hand. In Brazil, the Young Guard made success in the television and dictated fashion. Wanderléa of minissaia, Roberto Carlos, of colorful clothes and as in music, used botinha without stocking and hair in the forehead [as the Beatles]. The word of order was " I want that everything goes pro inferno". The advances in the medicine, the space trips, the Concorde that travels in superior speed to the one of the sound, are examples of an age of great technological development that transmitted a modernity image. This image not only influenced the fashion, but also design and the art that would start to have a more popular aspect and fugaz. Work of Andy Warhol, symbol of pop art In this context, no artistic movement caused greater impact of what the Pop Art. Artists as Andy Warhol, Roy Lichetenstein and Robert Indiana had used irreverência and irony in its works. Warhol used repeated images of popular symbols of the North American culture in its pictures, as the soup cans Campbell, Elvis Presley and Marilyn Monroe. The Op Art [optical abbreviation art, chain of abstract art that also explores phenomena optic] was part of this time and was present in fabric prints. In the rhythm of all the changes of years 60, the European cinema gained force with nouvelle becomes vacant of the French cinema [" Acossado" , of Jean-Luc Godard, if] would become a classic of the movement, to the side of the neo-realism of the Italian cinema, that had influenced the sprouting, at the beginning of the decade, of the new cinema [that] in Brazil had Glauber Rock as one of its starters, when contesting the expensive productions of the time and detaching the importance of the author, in contrast of the studios of Hollywood. In the end of years 60, of London, world-wide the young redoubt if transferred to San Francisco (U.S.A.), port region that also received people from all the parts of the world and therefore, cradle of the movement hippie, that it nailed to the peace and the love, through the power of the flower [to flower to power], of the black [black to power], of gay [gay to power] and of the release of the woman [women' s lib]. Manifestations and words of order had mobilized young in diverse parts of the world. To this set of manifestations that had appeared in diverse countries the cultivation name was given. A search for one another type of life, underground, to the edge of the official system. They were long part of this new behavior, hair, colored clothes, eastern misticismo, music and drugs. In Brazil, the group "
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